Entenda porque as cores variam de acordo com o lote!

Entenda porque as cores variam de acordo com o lote!

Se você costuma ler os rótulos dos novelos, já deve ter reparado que os da Círculo trazem uma recomendação. “ATENÇÃO: adquira a quantidade necessária de novelos do mesmo lote para confeccionar sua peça”. Caso você ainda não tenha entendido por que é necessário adquirir todos os novelos do mesmo lote, nós te explicamos neste post.

https://giphy.com/embed/l2SpSGHGr7492vViU

Entenda a variação de cor por lote

Quem trabalha com artesanato há muitos anos já deve ter reparado que as cores da mesma referência sofrem uma leve mudança de um lote para o outro. Isto acontece principalmente em fios de algodão, que é uma matéria-prima natural e pode ter variação de tonalidade. O algodão vem de várias fazendas diferentes. Alguns lotes podem conter mais zinco, outros mais cobre ou ferro em sua composição. Aqueles que tem mais zinco, por exemplo, são mais acinzentados. Lotes com mais cobre ou ferro, podem ser mais amarelados ou alaranjados. Isso contribui para o resultado da cor.

O mesmo princípio se aplica aos fios acrílicos. O resultado da cor pode ter uma variação leve de acordo com a base do acrílico. Quando a matéria-prima é alvejada para ser tingida, há uma interferência da cor residual do fio. Isso significa que qualquer tonalidade que reste no fio cru, após o alvejamento e mercerização, irá impactar nas cores fixadas no fio.

novelos - cor por lote

Este post faz parte de uma série em que contamos para vocês um pouco mais da parte técnica da produção dos novelos que tanto amamos. O primeiro post trouxe informações sobre o TEX, uma titulação de espessura que norteia o momento da escolha dos fios. No segundo, contamos com a ajuda do Casal Crochê para ensinar onde nossos fios se encaixam na tabela de espessuras americanas.

Você tem mais alguma dúvida relacionada à parte técnica do crochê? Deixe nos comentários que o seu questionamento. Ele pode acabar virando uma postagem! Ah, não se esqueça de compartilhar suas criações pela #semprecirculo.

O post Entenda porque as cores variam de acordo com o lote! apareceu primeiro em Círculo S/A.

via Círculo S/A https://ift.tt/2PMBfFM Compre seus Materiais em nossa loja : https://ift.tt/2np8l2t

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s